Educação musical, projeto político pedagógico e construção democrática: possibilidades da música na Educação Básica

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel

Resumo

O presente texto trata das possibilidades da música na Educação Básica. A fundamentação da abordagem apresenta um breve histórico sobre a música na Educação Básica brasileira, enfocando os debates em torno da educação musical no Brasil e o crescente interesse pelos estudos sobre os espaços ocupados pela música nos ambientes escolares. Enfoca, particularmente, os espaços curriculares e os extracurriculares da escola, através de investigações empreendidas ao longo dos últimos anos. Apresenta, também, a discussão relativa à escassez de professores formados em música e a ocupação dos mesmos em espaços da Educação Básica. Através da discussão relativa ao projeto político pedagógico e à gestão educacional, o texto menciona a Lei nº 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica, como perspectivas de potencialização do ambiente escolar e, por conseguinte, da música na Educação Básica.

Downloads

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R. (2013). Educação musical, projeto político pedagógico e construção democrática: possibilidades da música na Educação Básica. Revista Liberato, 12(17), 17–28. Recuperado de http://old.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/165