Comparativo estrutural de vasos de pressão e a segurança no transporte rodoviário de cargas líquidas de leite in natura

Autores

  • Rogério Vian
  • Miguel Afonso Sellitto

Resumo

O transporte rodoviário é o mais utilizado em relação as demais modalidades de transporte de cargas no Brasil. Além disso, essa modalidade de transporte é a que apresenta maiores índices diários de acidentes com danos materiais e pessoais. Esses acidentes não são provocados somente por erros humanos, mas também pela precariedade ou falhas geradas nos projetos das estruturas viárias e dos equipamentos de transporte. Com o intuito de garantir ao máximo a segurança nessa modalidade de transporte e evitar acidentes provocados por falhas de projeto, várias áreas da engenharia, como a mecânica, de tráfego e de transporte, estudam, analisam e, posteriormente, desenvolvem estruturas mais confiáveis e seguras que atendam às situações de transporte enfrentadas nas rodovias. Este artigo pretende apresentar a análise e o comparativo estrutural realizado entre duas formas construtivas diferentes de tanques rodoviários utilizados no transporte de cargas líquidas de leite in natura. E ainda, procura identificar se as mesmas apresentam estrutura satisfatória capaz de garantir a segurança durante a frenagem do caminhão, evitando acidentes de consequências potencialmente catastróficas.

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Como Citar

Vian, R., & Sellitto, M. A. (2013). Comparativo estrutural de vasos de pressão e a segurança no transporte rodoviário de cargas líquidas de leite in natura. Revista Liberato, 12(18), 149–158. Recuperado de http://old.liberato.com.br/index.php/revista/article/view/176