Promovendo a Educação por Meio da Pesquisa!
Sala 1 / Biblioteca
Ramal: 470
E-mail: cesp@liberato.com.br
Promovendo a Educação por Meio da Pesquisa!
Sala 1 / Biblioteca
Ramal: 470
E-mail: cesp@liberato.com.br
Os projetos de pesquisa desenvolvidos na Fundação Liberato devem obter aprovação ANTES DA EXECUÇÃO EXPERIMENTAL!
*Execução experimental: realização das etapas práticas da pesquisa (ensaios em laboratório, montagem de protótipo, aplicação de questionários e/ou entrevistas, degustações, etc).
Para cadastrar seu projeto no CESP, o aluno necessita informar alguns dados iniciais:
1. O cadastro on-line deve ser preenchido com dados do(s) aluno(s)/ orientador/ co-orientador (se trabalharem com co-orientador), título do projeto, etc.
Ao final deste cadastro será enviado para o email do aluno coordenador da pesquisa, os demais passos para finalização da submissão do Plano de Pesquisa ao CESP.
2. O número recebido como código identificador deverá ser utilizado sempre que for enviado email para o CESP ou para o revisor. Este código passa a identificar o grupo no processo de revisão, memorize-o ou anote-o, para futuras comunicações com o CESP.
3. Os formulários deverão ser preenchidos, assinados, digitalizados e salvos no formato pdf.
4. Caso os integrantes do grupo sejam de cursos diferentes, fazer o cadastro somente em um dos cursos.
5. O processo de revisão e a comunicação com o grupo, será realizado pelo revisor de cada curso por e-mail. ACOMPANHE SEMPRE O E-MAIL DO ALUNO COORDENADOR.
6. Se houver a necessidade de alteração do Plano de Pesquisa ou de dados do cadastro, após a aprovação, envie email para cesp@liberato.com.br, com a descrição da alteração para análise e orientação. Sempre identifique no email o seu número identificador no CESP.
A aplicação adequada da metodologia científica supõe que o processo de pesquisa possa ser organizado em três etapas principais: planejamento, execução e divulgação. O aluno pesquisador deve trabalhar desde o início com o acompanhamento de um orientador e dedicar um bom tempo ao planejamento de sua pesquisa. O planejamento ou proposta de pesquisa necessita ser apresentado através de um documento formal, denominado PLANO DE PESQUISA, no qual o aluno ou grupo expressa, de modo organizado e detalhado, o que pretende fazer, como será feito, com que materiais, ferramentas e procedimentos e quais cuidados de prevenção serão tomados em relação aos possíveis riscos envolvidos.
Todas as pesquisas envolvendo seres humanos, seja através de entrevistas, questionários on line ou não, teste com equipamentos/protótipos/software acompanhado de parecer, degustações, etc, (principalmente se envolverem grupos vulneráveis), devem descrever detalhadamente, na metodologia, qual e como será a colaboração da(s) pessoa(s) na sua pesquisa. Revisando sempre as normas e legislações que regulamentam esse tipo de investigação.
VULNERABILIDADE: Estado de pessoas ou grupos que, por quaisquer razões ou motivos, tenham a sua capacidade de autodeterminação reduzida ou impedida, ou de qualquer forma estejam impedidos de opor resistência, sobretudo no que se refere ao consentimento livre e esclarecido. (Resolução CNS 466/12).
ANEXOS QUE ESSE TIPO DE PLANO DE PESQUISA PODE NECESSITAR, AVALIE COM SEU ORIENTADOR QUAL SE ENCAIXA EM SUA PESQUISA:
IMPORTANTE: O projeto deve ter um Cientista Qualificado sempre que envolver teste com grupos de vulneráveis (idosos, crianças, pessoas com deficiência). O CIENTITSTA QUALIFICADO DEVE ter fomação específica para ACOMPANHAR E/OU AUXILIAR OS ENSAIOS! Podem ser profissionais da área da saúde, tais como: fisioterapeuta, enfermeiro, psicólogo ou médico. Neste caso, o orientador NÃO pode ser o CQ, a menos que tenha formação na área da saúde!!
No caso deste tipo de pesquisa seu projeto será revisado por dois revisores de diferentes atuações: o revisor da área da saúde e o revisor da área técnica, respectivamente. Isso implica que você deverá incluir o cálculo de tempo necessário a essa revisão (no mínimo duas semanas para cada um, se seu planejamento estiver atendendo todas as normas e legislações necessárias, caso contrário pode levar mais tempo).
TODOS OS FORMULÁRIOS DEVEM SER DIGITADOS E ASSINADOS ANTES DA EXECUÇÃO EXPERIMENTAL DA PESQUISA*.
*Práticas de laboratório, montagens de protótipos, testes de equipamentos, questionários, entrevistas, degustações, etc.
a) Termo de Revisões e Autorizações de Segurança e Ética:
Utilizado em todos os planos de pesquisa elaborados na escola. É a segunda página do Plano de Pesquisa, como folha de assinaturas dos alunos, pais e/ou responsáveis, orientador e co-orientador.
Acesse: Termo de revisões e autorizações de segurança e ética da pesquisa.
b) Formulário para Pesquisa em Instituição de Pesquisa ou Indústria (1C):
É necessário e preenchimento deste formulário sempre que a pesquisa for conduzida em uma instituição de pesquisa ou indústria. O preenchimento deve ser realizado pelo supervisor que acompanhou a pesquisa nestes locais APÓS EXPERIMENTAÇÃO.
Acesse: Formulário 1C
c) Formulário para Pesquisa em Instituição de Ensino (1D):
Utilizado para substituir o formulário 4 (Pesquisa com seres humanos) quando a pesquisa será conduzida em uma instituição de ensino e estiver relacionada com questões pedagógicas. Deve ser preenchido pelo SUPERVISOR ou ORIENTADOR EDUCACIONAL da Instituição envolvida na pesquisa.
Acesse: Formulário 1D
d) Formulário para Cientista Qualificado (2):
Necessário para projetos que envolvam substâncias controladas; agentes biológicos potencialmente perigosos, seres humanos e animais vertebrados. Deve ser assinado e aprovado pelo CESP ANTES DA EXECUÇÃO PRÁTICA.
CIENTISTA QUALIFICADO (CQ) – Profissional que possui formação profissional científica específica relacionada à area de pesquisa do aluno. É recomendado que sejam profissionais com titulação (especialização, mestrado, doutorado) e/ou experiência comprovada, que esteja familiarizado com os regulamentos locais, estaduais e federais que regem a área de pesquisa do aluno. O CQ e o orientador podem ser a mesma pessoa, DESDE QUE POSSUA AS QUALIFICAÇÕES CITADAS ACIMA (Regras para a Pesquisa da MOSTRATEC, 2015).
Acesse: Formulário 2
e) Formulário para Avaliação de Risco (3):
Necessário para projetos que utilizem substâncias químicas, atividades ou equipamentos perigosos, ou ainda, substâncias controladas por lei. Este formulário deve vir acompanhado do formulário 2 – Cientista Qualificado que, neste caso, pode ser o orientador ou outro profissional ligado ao projeto. O FORMULÁRIO 3 DEVE SER PREENCHIDO PELO ALUNO JUNTO COM O CQ OU SUPERVISOR DESIGNADO (SD).
SUPERVISOR DESIGNADO – Adulto responsável por acompanhar a execução do experimento. Não é necessário ter formação específica, mas deve estar familiarizado com o trabalho e estar treinado na área de pesquisa deste. O orientador pode atuar como SD.
Acesse: Formulário 3
f) Formulário para Pesquisa com Animais Vertebrados (5A):
Necessário para toda pesquisa que envolva animais vertebrados que for conduzida em um local de pesquisa NÃO regulamentado. Obrigatório atender aos requisitos que constam no item 5.1 de “Regras para a Pesquisa da MOSTRATEC 2019”.
Acesse: Formulário 5A
g) Formulário para Pesquisa com Animais Vertebrados (5B):
Necessário para toda pesquisa que envolva animais vertebrados que for conduzida em uma Instituição de pesquisa regulamentada. É NECESSÁRIO A APROVAÇÃO DO CIUCA (COMITÊ INSTITUCIONAL PARA USO E CUIDADOS DE ANIMAIS) DA INSTITUIÇÃO, ANTES DA EXPERIMENTAÇÃO!
Acesse: Formulário 5B
h) Formulário para Pesquisa com Agentes Biológicos Potencialmente Perigosos (6A):
É necessário para todas as pesquisas que envolvam microrganismos, DNA recombinante, tecidos, sangue e/ou fluidos corporais. Veja também o item 6.0 de “Regras para a Pesquisa da MOSTRATEC 2019”.
Acesse: Formulário 6A
i) Formulário para Pesquisa com Tecidos de Seres Humanos e Animais Vertebrados (6B):
É necessário para todos as pesquisas que utilizem tecidos recentes não secos, culturas celulares, sangue ou seus produtos e fluidos corporais. Se a pesquisa envolver organismos vivos, preencha os formulários apropriados de seres humanos ou animais vertebrados. TODOS OS PROJETOS ENVOLVENDO OS TECIDOS ACIMA DEVEM PREENCHER TAMBÉM O FORMULÁRIO 6A. Veja também item 6.5 de “Regras para a Pesquisa da MOSTRATEC 2019”.
Acesse: Formulário 6B
j) Formulário para Continuidade de Projetos (7):
Necessário sempre que a pesquisa for uma continuidade da pesquisa iniciada em anos anteriores, independente da participação em outras edições da FEICIT/MOSTRATEC. ESSE FORMULÁRIO DEVE ESTAR ACOMPANHADO DO PLANO DE PESQUISA APROVADO DO ANO ANTERIOR.
Acesse: Formulário 7
SOUZA, D.I; MÜLLER, E.M.; FRACASSI,M.A.T.; ROMEIRO, S.B.B. Manual de Orientações para Projetos de Pesquisa. Fundação Liberato, 2011.70p.
Manual para Elaboração de Trabalhos Científicos (Polígrafo da Disciplina de Língua Portuguesa da Fundação Liberato).