No dia 17 de dezembro, funcionários, professores, estudantes, parceiros e apoiadores estiveram reunidos para celebrar os 10 anos do “Pomar das Nações Vilson Vilmar Sefferin”. O Pomar da Fundação Liberato foi instituído em 2014, como uma atividade vinculada à Mostratec-Liberato, cujos países participantes são convidados para plantar uma árvore frutífera.
Na ocasião, foi realizada uma homenagem à Professora Vera Maria Mosmann, que coordenou as atividades do pomar até 2023. Além disso, uma comissão foi instituída este ano, tendo o Professor José Edimar de Souza, assumido a coordenação do grupo de trabalho.
A ação contou com recitação de poemas, abraço simbólico do pomar, ajardinamento e a recolocação de uma placa danificada pelas chuvas de maio, momento para ressignificar os recomeços que se instituíram no nosso Estado. A Diretora de Ensino, Professora Íris Lisboa, destacou o trabalho da comissão e o empenho de diferentes setores na cooperação da transformação deste espaço. O coordenador do grupo de trabalho, José Edimar, sugeriu que o Grêmio Estudantil Maio/68 promovesse uma campanha entre os estudantes, a partir de 2025, com a
hashtag “Minha foto no pomar da Liberato”.
O plantio simbólico de flores foi realizado também por Daniel, filho de Vilson Sefferin, que esteve presente com a família.
Foto: Vera Mosmann, Íris Lisboa, Daniel Aragon Sefferin, Charlene Liovana Sefferin, Lorenzo Sefferin e Lucca Sefferin (aluno do Curso de Mecânica), familiares do empregado público Vilson Sefferin, motorista da Liberato falecido em 2015.